Casa Curta-SE

topo do site

Curta-SE 17 mostra a sua essência com o tema “Sui Generis”

 

 

Para a 17ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, o tema escolhido foi “Sui Generis”. O Festival, iniciado no dia 17 de outubro, segue com mostras de cinema até fevereiro do próximo ano, buscando aproximar o público sergipano das produções audiovisuais locais, nacionais e internacionais. 

 

curtase17_cartaz_web


O termo, que possui origem latina, significa “de seu próprio gênero”, ou seja, “único em seu gênero”. A expressão é utilizada como um adjetivo quando se refere a algo único, incomum ou particular e é justamente por conta disso que o Festival traz esse conceito em voga. Independente da origem, a escolha das temáticas abordadas nos festivais durantes esses 17 anos sempre desperta curiosidade.

A forma de seleção é relativa: em alguns momentos foi observado o contexto histórico, as discussões sociais, o entorno cultural e, inclusive, as frentes diversificadas do audiovisual. Outras vezes, foi preciso olhar para dentro e observar o difícil jogo para a permanência. “De dentro, saiu o Curta-SE Sui Generis. Ímpar, insistente, vívido e memorável no seio local”, explica Rosângela Rocha, diretora executiva do Curta-SE 17.

Rosângela conta que 2017 foi um ano atípico para a realização do Festival. De acordo com ela, a falta de apoios locais fez com que tudo fosse reinventado de forma criativa e inovadora. “Foi um ano bem sui generis e o Curta-SE seguiu, como sempre, sendo sui generis em todos os seus aspectos. Com isso, mostramos que a nossa resistência é maior que toda a dificuldade enfrentada em um estado onde ainda encontrados pequenas oportunidades artísticas”, destaca.

Apoio

O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) é uma realização da Casa Curta-SE em parceria com a AVBR Produções. O apoio é do Cinema Vitória, NET, Prefeitura Municipal de Aracaju e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e apoio cultural do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe, Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart) e Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura.

A programação é ampla e segue até fevereiro de 2018, contemplando os mais diversos públicos. Confira todo o programa no site: www.curtase.org.br. Mais informações, através do telefone (79) 3086-2831 ou pelo Facebook (@casa.curtase).

Por: Carolina Leite

Arte: G
abi Etinger

Anote

fone2_menor

A Casa Curta-SE está com novo telefone. 

Anote: (79) 3085-7416.

 

ico_twitterico_youtubeico_faceboock

Centro de Estudos Casa Curta-SE

Rua O dois, n. 61, conj. A Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

CEP: 49030-296

Endereço postal:

Praça Dep. Pedro Barreto de Andrade, nº 75, Conj. A. Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

 Caixa Postal 3825