Casa Curta-SE

topo do site

Cine Vitória recebe 13ª do Festival de Cinema Europeu em Aracaju

FCE_Aracaju_101

 

 

Imagine viajar pela Europa por uma semana. Pense na diversidade histórica e cultural, a beleza da música e da arte, as delícias da culinária e as ricas reflexões sobre filosofia, política e economia. O Cine Vitória irá lhe proporcionar esse passeio durante a 13ª edição do Festival de Cinema Europeu que ocorrerá de 29 maio a 01 de junho. O Cine Vitória está situado na Rua do Turista, localizada na Rua Laranjeiras, 307, no Centro de Aracaju. A entrada é totalmente gratuita.

O festival exibirá 17 filmes de diferentes nacionalidades onde o tema central são as “Mulheres em Cena”. O objetivo é prestigiar produções dirigidas por elas ou que abordem questões femininas, promovendo assim, um debate sobre a importância de um espaço de expressão, visibilidade e reflexão da mulher dentro da sétima arte.

Dentre as exibições, a maioria é de filmes dirigidos por mulheres, como o espanhol ‘De sua janela a minha’ de Paula Ortiz, e o austríaco ‘Os sonhados’, de Ruth Beckermann, que trazem o olhar feminino por trás das câmeras, perspectiva ainda pouco prestigiada no mundo do cinema.

Além deles há filmes baseados em histórias de mulheres reais que inspiram e exemplificam mulheres corajosas, influentes e capazes de superar o preconceito e a supremacia masculina.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3024-0553.

Festival de Cinema Europeu

O Festival de Cinema Europeu é promovido para comemorar o Dia da Europa, celebrado em 9 de maio. Esta data e festejada desde 1950, quando foi proferida a Declaração de Schuman, que propôs uma nova forma de cooperação política no continente europeu, então devastado pela II Guerra Mundial.

A 13ª edição do Festival de Cinema Europeu exibe 17 filmes, em 13 capitais brasileiras, ao longo dos meses de maio e junho. Assim como na Declaração de Schuman, o Festival se propõe como um momento para propor paz e integração em prol de um bem comum.

 

Programação

 

29/05 - Segunda

14h - Nossa Estrangeira.Dir. Sarah Bouyain. Drama. França, Burkina Faso. 2010. 82. Livre

Morando em Paris, a jovem Amy retorna a sua terra natal, Burkina Fasso, após a morte do pai. Procurando sua mãe, da qual foi separada aos 8 anos, ela tem de adentrar em uma cidade da qual não possui referências e conviver com uma família que incomoda mais do que reconforta. Paralelamente, a burquinense Mariam procura desesperadamente por sua filha em Paris. Realizando serviços de limpeza, ela conhece Esther. Dessa maneira, as duas solitárias mulheres trocam experiências e aprendem a se apreciarem.

16h - Amália – O Filme. Dir, Carlos Coelho da Silva. Drama / Biografia. Portugal. 2008. 127min. 12 anos

O filme retrata de forma romanceada um período longo da vida da fadista Amália Rodrigues, figura fundamental na história do século XX português.

18h - Belleville Baby. Dir. Mia Engberg. Drama. Suécia. 2013.75min. 15 anos

Um amante do passado liga para uma diretora de cinema e diz a ela que passou vários anos na prisão. Ela se lembra da primavera, quando eles se encontraram, dos tumultos, da Vespa e do gato que ele a presenteou. Ela também se lembra de que um dia ele desapareceu.

30/05 - Terça

14h - Mamãe e outras figuraças da família. Dir. Ibolya Fekete. Drama. Hungria. 2015. 108min. 12 anos

O filme apresenta a história de quatro gerações de mulheres durante o século XX. A protagonista, durante os seus 94 anos de vida, se mudou 27 vezes, sempre fugindo das mudanças que o país atravessou, entre elas, guerras mundiais, tratados de paz, revolução. Apesar das constantes transformações, a família é capaz de manter o bom humor, seguir forte e enfrentar qualquer desafio.

16h - Marie Krøyer. Dir. Bille August. Drama/Romance. Dinamarca. 2012. 103min. Livre

Marie Krøyer era casada com o famoso pintor dinamarquês P.S. Krøyer. No auge do seu casamento, a doença mental de Krøyer fica cada vez mais grave e Marie tem de se dividir entre os cuidados com a família e a arte.

18h - Hannah Arendt. Dir. Margarethe von Trotta. Drama/Biografia. Alemanha. 2012. 100min. 12 anos

Biografia da filósofa Hannah Arendt (1906-1975), com destaque em sua observação e análise do processo de Adolf Eichmann em Jerusalém. Concentrado em um dinâmico retrato narrativo de uma excepcional intelectual do século XX, o filme impressiona também pelos íntimos relatos do ambiente de imigração judaico-alemã da Nova York de inícios da década de 1960.

31/05 - Quarta

14h - A Excêntrica Família de Antônia. Dir. Marleen Gorris. Comédia dramática. Países Baixos.1995. 102min. Livre

Definido como uma celebração da vida e da morte, esta co-produção entre Holanda, Bélgica e Inglaterra vai além ao contar a história de uma encantadora geração de mulheres. Comandada por Antônia, a saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo.

16h - Pânico. Dir. Barbara Zemljič. Drama/comédia. Eslovênia.2013. 103min. 15 anos

Vera, uma quarentona reprimida, entediada e presa em sua rotina, torna-se obcecada com a ideia de que nunca mais vai se apaixonar. Na procura pelo significado do amor, ao ler a sua sorte na borra de uma xícara de café ela descobre que sua vida irá mudar repentinamente.

18h - O Caminho de Halima. Dir. Arsen Anton Ostojić. Ficção/Drama. Croácia. 2012. 93 minutos. Livre

Halima, uma corajosa e forte mulher muçulmana, tenta encontrar os restos mortais de seu filho morto na Guerra da Bósnia. Porém, para isso, ela precisa reviver dores e   mistérios do passado.

Anote

fone2_menor

A Casa Curta-SE está com novo telefone. 

Anote: (79) 3085-7416.

 

ico_twitterico_youtubeico_faceboock

Centro de Estudos Casa Curta-SE

Rua O dois, n. 61, conj. A Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

CEP: 49030-296

Endereço postal:

Praça Dep. Pedro Barreto de Andrade, nº 75, Conj. A. Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

 Caixa Postal 3825