Casa Curta-SE

topo do site

Mostra Informativa de Curtas é exibida no último dia de Curta-SE 16

 

O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, Curta-SE 16, chegou ao último dia na tarde deste sábado, 17, trazendo na programação uma Mostra Informativa de Curtas, com exibição de produções de cunho nacional. As exibições tiveram início às 15h, com a apresentação de ‘Lua Nova’, ficção produzida pela diretora Andrea Prado.

 

Mostra_Informativa_de_Curtas

 

Teve ainda a exibição de ‘Konágxeka- O dilúvio Maxakali’, animação mineira dos diretores Charles Bicalho e Isael Maxakali, ‘Colisão’, ficção da diretora Clarissa Campolina, ‘Cine Vaz Lobo’, documentário produzido pelo diretor Luiz Claudio Motta Lima, ‘Janaína colorido feito céu’, ficção produzida por Babi Baracho, e ‘Xavier’, ficção paulista do diretor Ricky Mastro.

 

Conferindo mais um evento da programação da 16ª edição do Curta-SE, que neste ano abordou o tema “Lugar de mulher é no cinema”, a estudante Yasmim Góis falou sobre a importância de abordar essa temática num festival de cinema. “Eu acho que esse tema mostra que o cinema é um lugar rico em cultura e tira daquela caixinha de que lugar de mulher é tomando conta da casa e do marido. Lugar de mulher também é na diversão, no cinema, para trazer essa postura crítica de olhar uma obra, avaliar o conteúdo, de que forma foi feito, e que essa ação seja prazerosa”, relata.

Yasmim_Gois_-_estudante

 

O lema desta edição trouxe para as telas do cinema filmes produzidos por mulheres, que buscam seu espaço no mercado cinematográfico e demostram que sua capacidade criativa e produtiva vai além das barreiras estabelecidas pela sociedade. A respeito, a diretora executiva do Festival, Rosângela Rocha, explica o porquê de adotar esse tema. “O que levou foi a percepção do instante que a gente vive, a partir de algumas discussões, e também a partir do que a mulher vem conquistando em termos de espaço. Então, a gente achou que seria uma boa oportunidade de colocar à disposição da sociedade um tema que é recorrente em termos de discussão atual”, pontua.

 

Apoio


Através da Lei de incentivo à Cultura, o festival tem o apoio da Revista Preview, Benedito Lado B Produções, Mix Estúdios, Mistika, Cia Rio, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, NET, Festival de Avanca – PT, Fest’Afilm – FR, Tagi.i; e apoio cultural do Cinema Vitória, Secult SE. A realização é da Casa Curta-Se, AVBR Produções e Ministério da Cultura / Governo Federal.

 

Por Beatriz Bomfim e Carolina Leite

Fotos: Sóstina Silva

Anote

fone2_menor

A Casa Curta-SE está com novo telefone. 

Anote: (79) 3085-7416.

 

ico_twitterico_youtubeico_faceboock

Centro de Estudos Casa Curta-SE

Rua O dois, n. 61, conj. A Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

CEP: 49030-296

Endereço postal:

Praça Dep. Pedro Barreto de Andrade, nº 75, Conj. A. Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

 Caixa Postal 3825