Casa Curta-SE

topo do site

Festival Varilux 2015 traz diretores de “Intocáveis” e filme de abertura do Cannes



De 10 a 17 de junho, público brasileiro poderá assistir às atualidades da produção cinematógrafica francesa em mais de 50 cidades


variluxOlivier Nakache e Eric Toledano levaram mais de 40 milhões de espectadores no mundo ao cinema em 2011, entre os quais 1,1 milhão no Brasil, com o sucesso de bilheteria “Intocáveis”.

 

Em 2015, eles desembarcam no país para participar do Festival Varilux de Cinema Francês e apresentar o mais recente trabalho, “Samba”, repetindo dobradinha com o ator Omar Sy, que superou a marca de três milhões de espectadores na França.

 

A edição deste ano do evento, que acontece de 10 a 17 de junho, promete bater vários recordes; além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com grandes novidades do cinema francês.

 

A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 16 filmes em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014.

 


Apenas um mês após o maior evento de cinema do mundo, o Varilux traz para o público brasileiro o filme de abertura do festival de Cannes: "La Tête Haute", com Catherine Deneuve e Benoît Magimel. A diretora Emmanuelle Bercot, segunda mulher a abrir o festival de Cannes, virá ao Brasil para apresentar o longa.

 


Na programação, também estão confirmados a comédia “Que mal eu fiz a Deus?” ,de Philippe de Chauveron, fenômeno de bilheteria na França em 2014 com mais de 15 milhões de espectadores; “Gemma Bovery”, de Anne Fontaine, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; "Papa ou Maman", de Martin Bourboulon, comédia politicamente incorreta sobre um divórcio à francesa; e "Astérix – O Domínio dos Deuses", de Louis Clichy, primeira animação em computação gráfica e 3D baseada em histórias em quadrinhos, Em solo brasileiro, Nakache e Toledano terão a companhia dos galãs franceses Pio Marmai e Tahar Rahim, respectivamente no elenco dos filmes “Beijei uma garota” e “Samba”, do ator Noom Diawara e do diretor Philippe de Chauveron, de “Que mal eu fiz a Deus?”, e dos diretores Anne Fontaine (“Gemma Bovery”), Audrey Dana (“O que as Mulherem Querem”), Cécile Telerman (“Os Olhos Amarelos de Crocodilos”), Emmanuelle Bercot ("La Tête Haute"), e Martin Bourboulon (“Papa e Maman”).

 

Com produção da Bonfilm, o evento conta também com as atividades paralelas, como Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, que neste ano vai para sua quarta edição, com apoio direto da Riofilme e ABPITV, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, sessões populares distribuídas por diferentes espaços alternativos do Rio de Janeiro, como a Arena Dicró, Masterclasses de direção com Anne Fontaine com entrada franca, e ação educativa que levará exibições gratuitas para escolares em mais de 15 cidades.

 


Repetindo o sucesso do ano passado, o festival exibirá ainda um grande clássico francês. O escolhido da vez é o filme “O Homem do Rio”, de Philippe de Broca, clássico lançado em 1964, com Jean-Paul Belmondo e Françoise d'Orléac, que será apresentado como parte das comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa.

 

E também, como é perfil da mostra, haverá uma retrospectiva, dessa vez, em homenagem a um dos mais promissores atores da atualidade na França, o Pio Marmai. Serão seis títulos em exibição no Instituto Moreira Salles (RJ) e Museu da Imagem e do Som (SP), incluindo o grande sucesso “Aliah”, de Elie Wajeman, “Um Amor em Paris”, de Marc Fitoussi, e “O Primeiro Dia do Resto da Minha Vida”, de Rémy Bezançon.

 

Com patrocínio da Essilor/Varilux - multinacional francesa fabricante exclusivo das lentes multifocais Varilux® e do antirreflexo Crizal® - o Festival Varilux se consolilda como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional. Segundo o diretor da Bonfilm e do festival, Christian Boudier, o Varilux já se tornou um dos principais eventos de cinema do país. “O festival é um dos mais aguardados pelo público brasileiro, além de ser um dos mais eficientes para promover a cultura e a imagem da França no Brasil”.

 

Sobre a Essilor/Varilux


A multinacional francesa Essilor/Varilux, que está presente desde a primeira edição do Festival Varilux de Cinema Francês há 12 anos, sabe o quanto incentivar a cultura é importante para a sociedade. Acreditando nisso, a empresa investe em diversas ações culturais, como por exemplo no Panorama de Cinema Francês, o My French Film Festival, que exibe longas e curtas-metragens franceses online e gratuitamente, e o Ópera na Tela, que exibiu filmes de ópera a preços populares. Em 2012, a Essilor patrocinou e apoiou a Conferência de Abertura da Festa Literária de Paraty (Flip), que homenageava o poeta Carlos Drummond de Andrade.

 

LISTA DE FILMES DO FESTIVAL


Asterix – O Domínio dos Deuses (Asterix – Le Domaine des Dieux)

 

1_asterix_credito_divulgacao

De Louis Clichy, com Roger Carel, Guillaume Briat, Lorànt Deutsch.

2014 – Animação 3D – Aventura – Comédia – 1h26

Distribuição no Brasil: Bonfilm

 

O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, um dia, ele resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos gauleses. Desta forma, Júlio César ordena a construção da Terra dos Deuses ao redor da vila gaulesa, de forma a impressioná-los e, assim, convencê-los a se unir ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.

 

Beijei uma Garota (Toute Première Fois)


2_beijei_uma_gartota_credito_divulgacao

De Noémie Saglio e Maxime Govare com Pio Marmai, Frank Gastambide, Camille Cottin

2015 – Comédia – 1h30

Distribuição no Brasil: Califórnia Filmes

 

Jéremie, 34 anos, surge em um apartamento desconhecido ao lado de Adna, uma adorável sueca. O início de um conto de fadas? Parece improvável, dado que Jérémie está prestes a se casar... com Antoine.

 

Gemma Bovery

 

3_Gemma_Bovery_credito_divulgacao

De Anne Fontaine, com Gemma Arterton, Fabrice Luchini, Jason Flemyng

2014 – Comédia dramática – 1h39

Distribuição no Brasil: Europa/Mares Filmes

 

A inglesa Gemma Bovery se muda com o marido para uma pequena cidade francesa. A vida de casada a entedia. Martin Joubert e sua esposa, uma mulher com uma vida muito sofrida, acabam de chegar na cidade. Eles procuram fugir do caos de Paris. Martin fica totalmente encantado com a beleza e o jeito de Gemma, o que os leva ao adultério.

 

Hipócrates (Hippocrate)

 

4_hipcrates_credito_divulgao

De Thomas Lilti, com Reda Kateb, Vincent Lacoste, Jacques Gamblin

2014 – Comédia dramática – 1h42

Distribuição no Brasil: Bonfilm

 

Benjamin tem certeza que será um grande médico, mas sua primeira experiência como residente é um fracasso. O pai, também médico, não o ajuda, o parceiro estudante demonstra ser muito mais hábil e a responsabilidade pesa. Sob pressão, Benjamin testa seus limites e encara a vida adulta.

 

La Tête Haute

 

5_la_Tte_Haute_credito_divulgacao

De Emmanuelle Bercot, com Rod Paradot, Catherine Deneuve, Benoît Magimel

2015 – Comédia dramática – 2h00

Distribuição no Brasil: Mares Filmes


Desde os seis anos de idade, Malony comete pequenos delitos e tem problemas com a polícia. Durante toda a sua adolescência, um educador e uma juíza especializada na infância tentam salvá-lo.

 

Na Próxima, Acerto no Coração (La Prochaine Fois Je Viserai Le Coeur)

 

6_Na_Proxima_Acerto_o_Corao_credito_divulgacao

De Cédric Anger, com Guillaume Canet, Ana Girartod, Jean-Yves Berteloot

2014 – Drama policial – 1h51

Distribuição no Brasil: California Filmes

 

Fim da década de 1970. Uma série de ataques assusta a região de Oise, na França: um maníaco que persegue jovens mulheres aleatórias. Franck (Guillaume Canet), policial tímido e de vida pacata, é designado para investigar o caso e, na verdade, sabe mais dos crimes do que qualquer um poderia imaginar.

 

O Diário de uma Camareira (Journal D'une Femme De Chambre)

 

7_Dirio_de_uma_Camareira_3_crdito_divulgacao

De Benoît Jacquot, com Léa Seydoux, Vincent Lindon, Clotilde Mollet

2015 – Drama – 1h35

Distribuidora no Brasil: Mares Filmes

 

Ano de 1900. Célestine, uma jovem camareira, que é muito cobiçada por conta de sua beleza, acaba de chegar de Paris para trabalhar para a família Lanlaire. Enquanto foge dos avanços de seu mestre, ela deve lidar com a rigorosa personalidade de Madame Lanlaire, que governa o lar com um punho de ferro. Ao mesmo tempo, Célestine conhece Joseph, um misterioso jardineiro que está profundamente apaixonado por ela.

 

O Homem do Rio (L’homme de Rio)

 

8_O_Homem_do_Rio_2_crdito_divulgacao

De Philippe de Broca, com Jean-Paul Belmondo, Françoise Dorléac, Jean Servais.

1964 –Aventura, Comédia – 1h52

 

Um grupo de ladrões planeja o roubo de uma relíquia amazônica do Museu do Homem, em Paris. O crime gera uma série de aventuras que envolvem drogas, morte e sequestro. Agnes Florence e Vincent Leroy formam um casal bem-sucedido. Têm bons empregos, filhos maravilhosos e um casamento perfeito. Mas quando os dois recebem uma promoção dos sonhos no trabalho, tudo começa a mudar e a vida em conjunto se transforma em um pesadelo. Em pé de guerra, eles decidem se separar e vão fazer de tudo para não ter a guarda das crianças.

 

Que Mal eu Fiz a Deus? (Qu'est Ce Qu'on A Fait Au Bon Dieu?)

 

9_Que_Mal_Eu_Fiz_a_Deus_2_crdito_divulgacao

De Philippe de Chauveron, com Christian Clavier, Chantal Lauby, Ary Abittan.

2014 – Comédia – 1h37

Distribuição no Brasil: Europa Filmes

 

O casal Verneuils tem quatro filhas. Católicos, conservadores e um pouco preconceituosos, eles não ficaram muito felizes quando três de suas filhas se casaram com homens de diferentes nacionalidades e religiões. Quando a quarta anuncia o seu casamento com um católico, o casal fica nas nuvens e toda a família vai se reunir. Mas logo eles vão descobrir que nem tudo é do jeito que eles querem.

 

Samba (Samba)

 

10_Samba_2_crdito_divulgacao

De Eric Toledano e Olivier Nakache, com Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim

2014 – Comédia dramática – 2h00

Distribuidora no Brasil: California Filmes

 

Samba é um imigrante do Senegal que vive há dez anos na França e, desde então, tem se mantido no novo país às custas de empregos pequenos. Alice, por sua vez, é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante. Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos necessários para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho, cabendo ao destino determinar se eles estarão juntos nessa busca em comum.

 

Sobre Amigos, Amor e Vinho (Barbecue)

 

11_Sobre_Amigos_Amor_e_Vinho_2_crdito_divulgacao

De Éric Lavaine, com Lambert Wilson, Franck Dubosc, Florence Foresti, Guillaume de

Tonquedec, Lionel Abelanski

2014 – Comédia – 1h38

Distribuição no Brasil: Tucuman Filmes


Pelo seu aniversário de 50 anos, Antoine recebeu um presente bem original: um infarto! A partir de agora, ele terá que se cuidar. O problema é que Antoine sempre cuidou de tudo: da saúde, da alimentação, da família, de não magoar os amigos e concordar com tudo. Mesmo assim, ele aceita encarar um novo regime e, na tentativa de mudar de vida, ele vai acabar mudando a dos outros também.

 

PARCEIROS DO FESTIVAL


Patrocínio


Essilor-Varilux; Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Copatrocínio


Embaixada da França; Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil; RioFilme; Air France; Sofitel; Unifrance.

 

Apoio


Adorocinema; Citroën; Etc Filmes; Folha de SP; ABPITV; Cine Sesc SP.

 

Apoio Cultural


Câmara de Comércio França Brasil; Tivoli; CEEA; Centro Cultural Luis Severiano Ribeiro – Cine Odeon; Cinespaço;  Cine Maison;  Institut Français; Espaços Itaú de Cinema; REC Design.

 

Distribuidoras


Bonfilm; Califórnia Filmes; Europa Filmes; Mares Filmes; Pandora Filmes; Tucuman.

 

Promoção


Carta Capital; Fnac; Guia da Semana; Le Monde Diplomatique; MPB FM; Piauí; Revista Brasileiros; Revista Cult; Telecine.


Produção


Bonfilm

 

Para fotos e informações: www.agenciafebre.com.br/imprensa

 

Para outras informações entre em contato


No Rio: Juliana Branco ::  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (21) 2555 8913

Luana Paternoster ::  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (21) 2555 8916

Siga-nos no Twitter @agfebre e no facebook.com/agfebre

 

Anote

fone2_menor

A Casa Curta-SE está com novo telefone. 

Anote: (79) 3085-7416.

 

ico_twitterico_youtubeico_faceboock

Centro de Estudos Casa Curta-SE

Rua O dois, n. 61, conj. A Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

CEP: 49030-296

Endereço postal:

Praça Dep. Pedro Barreto de Andrade, nº 75, Conj. A. Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

 Caixa Postal 3825