Casa Curta-SE

topo do site

Evento de abertura do FICI deixa as salas abertas para o cinema infantil




ARTHURSOARES_9999_57_1500x1000ARTHURSOARES_9999_26_1500x1000ARTHURSOARES_9999_31_1500x1000

A 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) se iniciou na última sexta-feira, 19, mas seu evento de abertura ocorreu neste sábado, 20, no Cinemark Jardins. Contando com animadores, oficinas e sessões simultâneas de cinema em seis salas, o pontapé oficial não podia deixar de ser um sucesso – 914 pessoas participaram do evento.

 

A diretora geral da Casa Curta-SE e produtora local do FICI, Deyse Rocha, destacou as novidades na produção da abertura. “O cinema foi aberto às 9h, com o acesso ao Shopping Jardins sendo feito pela entrada C. Com isso, otimizamos o processo de escolha dos filmes até o início das sessões, que estavam marcadas para as 10h30 e fluíram tranquilamente”, disse.

 

Outra mudança foi a introdução da venda de ingressos para a abertura – anteriormente, o acesso era feito apenas através de convites. “Com isso, buscamos diversificar o público presente aqui”, afirmou Deyse.

 

Realizado pela Copacabana Filmes, o Festival Internacional de Cinema Infantil já levou mais de um milhão de pessoas para salas de cinema de todo o Brasil. Em 2012, são dez cidades participando. A mostra já passou pelo Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Campinas, Santos, Natal. Chega no mesmo período em Aracaju e Salvador e termina em Brasília e Belo Horizonte.

 

Para a manhã da abertura, foram selecionados os filmes ‘Alfie, o pequeno lobisomem’;
‘Zarafa’; ‘Manda-Chuva - o filme’; ‘Tinker Bell - o segredo das fadas’ (3D); ‘Operação Presente’ (3D); Uma Professora Muito Maluquinha e 31 minutos - o filme. Todos serão exibidos a partir das 10h30, de forma simultânea em seis salas diferentes.

 

Impressões

 

Para a enfermeira Daiane Tiano, que acompanha o FICI desde a edição de 2011, o festival é um estímulo cultural para as crianças. “Incentiva a assistir, raciocinar, sonhar”, opinou. Ela trouxe a filha Laura, de 9 anos, e a amiga dela, Giovanna. Juntas, as três assistiram a ‘Alfie, o pequeno lobisomem’, que conta a história de um menino que se transforma em lobinho e precisa lidar com essa realidade nova. “Aprendi que, independente do que a gente seja, a gente tem que dizer [o que é]”, resumiu Laura.

 

Já a professora universitária Maria Aparecida Ribeiro levou Giovanna, de 4 anos, para ver ‘Tinker Bell – o segredo das fadas’. “Foi muito bom. Gostei do horário alternativo, as crianças estão com a corda toda de manhã”, contou Maria Aparecida, enquanto a filha se divertia com as brincadeiras organizadas pelo FICI no hall do Cinemark.

 

Festival

 

O FICI chega à 10ª edição este ano. De começo modesto, com apenas 15 filmes de nove países, o festival já soma hoje 450 filmes exibidos até 2011 e um público total superior a 1,2 milhão de espectadores. Somente neste ano, a programação reunirá 100 filmes de 24 países – cerca de 70% inéditos –, que serão exibidos com exclusividade nas salas de cinema da Rede Cinemark, agora em dez cidades brasileiras.

 

Além do evento de abertura, diversas atrações fazem parte do Festival. Ainda no sábado, às 17h30 no Cinemark Jardins ocorreu a pré-estreia do filme ‘Corda Bamba’. Da segunda-feira, 22, até a quinta-feira, 25, o cinema recebeu o projeto ‘A Tela na Sala de Aula’, voltado para os estudantes da rede pública de ensino. No domingo, 21, e no sábado, 27, acontecem ainda sessões ‘Voice Over’, conhecidas como contadas, e sessões com dublagem ao vivo.

 

Apoio

 

Incentivado pela Lei Rouanet, o festival tem patrocínio do BNDES, Petrobras, Cinemark, comprodução da Copacabana Filmes e realização do Ministério da Cultura. A co-produção é da Casa Curta-SE, com apoio local da TV Sergipe, Ativa Comunicação Digital e Shopping Jardins.

Anote

fone2_menor

A Casa Curta-SE está com novo telefone. 

Anote: (79) 3085-7416.

 

ico_twitterico_youtubeico_faceboock

Centro de Estudos Casa Curta-SE

Rua O dois, n. 61, conj. A Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

CEP: 49030-296

Endereço postal:

Praça Dep. Pedro Barreto de Andrade, nº 75, Conj. A. Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

 Caixa Postal 3825