Casa Curta-SE

topo do site

‘O Pequeno Jornalista’ abre a 10ª edição do Festival de Cinema Infantil



Foto: SNAPICPriscila Andrade / Foto: SNAPICFoto: SNAPIC
A 10º edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) chega a Aracaju no próximo dia 19 de outubro. Além das exibições, o primeiro dia de atividades contará com duas sessões de ‘O Pequeno Jornalita’. O FICI, que segue até o dia 28, já é sediado em Aracaju há nove anos.


‘O Pequeno Jornalista’ será, mais uma vez, comandado pela repórter da TV Atalaia Priscila Andrade. Na sessão das 10h30, os pequenos assistirão ao filme holandês ‘Alfie, o pequeno lobisomem’. O enredo traz a história de Alfie, que no seu aniversário de 7 anos, se transforma em lobinho. No dia seguinte, ele volta a ser menino e precisará guardar esse segredo.


Em seguida, às 14h30, a jornalista Priscila Andrade debaterá com os pequenos espectadores o filme ‘Zarafa’. Embaixo de um baobá, um velho africano conta a história da amizade inquebrantável entre o menino Maki e Zarafa, uma girafinha órfã. Após a sessão, o filme será debatido a partir de uma visão jornalística.


“Acredito que estes debates ajudam a desenvolver o olhar crítico das crianças. Com as discussões, elas assistem aos filmes e refletem sobre ele. A gente sempre associa essa discussão aos conceitos que trabalhamos no jornalismo”, reforçou Priscila Andrade, que participa do FICI há dois anos.


Programação
A 10ª edição do festival trará para Aracaju mais de 40 filmes, entre longas e curtas-metragens. Além disso, a cidade recebe pelo segundo ano consecutivo o evento de abertura, que será realizado no dia 20 (sábado), a partir das 10h no Cinemark, que este ano, será aberto ao público pagante. Durante o evento, seis salas do Cinemark estarão destinadas aos filmes infantis. A abertura contará com DJ, palhaços, pernas de pau, além das sessões paralelas em seis salas.


No dia 20 e 21, também teremos as oficinas de animação, que já são tradicionalmente esperadas pelo público infantil e fazem parte do programação há cinco anos. Elas são gratuitas para as crianças que forem assistir aos filmes desses dias e serão realizadas no hall da Cinemark ”, lembrou a produtora local do evento, Deyse Rocha.


Em uma das oficinas, as crianças escolhem os personagens que querem representar e montam o roteiro do seu próprio filme. Elas fazem interpretações em um fundo infinito enquanto são filmadas. Depois de uma semana, é disponibilizado um DVD com a gravação no youtube.


De 22 a 25 de outubro, o festival traz o projeto ‘A Tela na Sala de Aula’. Destinado exclusivamente às escolas públicas, o projeto leva gratuitamente, milhares de crianças ao cinema. As escolas interessadas em agendar, devem entrar em contato pelo telefone 3302-7092/3041-8563 ou pelo email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Festival
O FICI chega à 10ª edição este ano. Do começo modesto, com apenas 15 filmes de nove países,o festival já soma hoje 450 filmes exibidos até 2011 e um público total superior a 1,2 milhão de espectadores. Somente neste ano, a programação reunirá 100 filmes de 24 países – cerca de 70% inéditos –, que serão exibidos com exclusividade nas salas de cinema da Rede Cinemark, agora em dez cidades brasileiras.


A mostra já passou pelo Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Campinas, Santos, Natal. Chega no mesmo perído em Aracaju e Salvador e termina em Brasília e Belo Horizonte.


Apoio
Incentivado pela Lei Rouanet, o festival tem patrocínio do BNDES, Petrobras, Skin, Cinemark, com produção da Copacabana Filmes e realização do Ministério da Cultura. A produção local é da Casa Curta-SE
Anote

fone2_menor

A Casa Curta-SE está com novo telefone. 

Anote: (79) 3085-7416.

 

ico_twitterico_youtubeico_faceboock

Centro de Estudos Casa Curta-SE

Rua O dois, n. 61, conj. A Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

CEP: 49030-296

Endereço postal:

Praça Dep. Pedro Barreto de Andrade, nº 75, Conj. A. Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

 Caixa Postal 3825