Casa Curta-SE

topo do site

‘O Pequeno Jornalista’ abre Festival de Cinema Infantil em Aracaju

 

A jornalista Priscila Andrade / Foto: SNAPICFoto: SNAPICponyo_principal

O Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) começa, em Aracaju, na próxima sexta-feira, 30. Além dos filmes que serão exibidos em três salas Cinemark Jardins, o festival também traz no primeiro dia ‘O Pequeno Jornalista’. A programação do Fici segue até o dia 9 de outubro.


Nas sessões de 10h30 e 14h, a repórter da TV Atalaia Priscila Andrade irá debater com as crianças o filme ‘Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar’. A partir de conceitos jornalísticos, Priscila irá explorar a temática da animação. ‘O Pequeno Jornalista’ começou a integrar a programação do festival no ano passado.


“Acredito que esta discussão ajuda a desenvolver o olhar crítico das crianças. Com as discussões, elas assistem aos filmes e refletem sobre ele. A gente sempre associa essa discussão aos conceitos que trabalhamos no jornalismo”, reforçou Priscila, que participou do evento no ano passado.


Festival
A novidade deste ano do Fici é a festa de abertura, que acontece no dia 1º, a partir das 10h. Em todas as nove salas do Cinemark, estarão sendo exibidas produções destinadas a este público. Além disso, a festa contará com DJ, pernas de pau, palhaços e distribuição de kits de patrocinadores. A expectativa é que cerca de mil crianças participem da festa.


Nos dias 1º e 2 de outubro, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) também mostra para criançada um pouco do fazer cinema. A oficina de animação, que há cinco anos integra as atividades do FICI, é gratuita, para as crianças que forem assistir aos filmes desses dias e será realizada no hall do Cinemark.


De 3 a 6 de outubro, também acontece o projeto 'A Tela na Sala de Aula'. O projeto é voltado para estudantes da rede pública de ensino e no ano passado reuniu cerca de 8 mil alunos. Cada filme exibido em 'A Tela na Sala de Aula' possui um caderno com orientações pedagógicas, seguidos de sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação.

 

Apoio
Incentivado pela Lei Roaneut, o festival tem patrocínio do BNDES, Petrobras, OI, McDonalds, Schin, Protex e Governo do Rio de Janeiro. A produção local é da Casa Curta-SE e conta com o apoio da Fundação Aperipê, Superlux, Portal Infonet, Shopping Jardins, Ativa Impressão Digital, loja Pinóquio e Fredd’s Lanches, com produção da Copacabana Filmes e realização do Governo Federal.

Anote

fone2_menor

A Casa Curta-SE está com novo telefone. 

Anote: (79) 3085-7416.

 

ico_twitterico_youtubeico_faceboock

Centro de Estudos Casa Curta-SE

Rua O dois, n. 61, conj. A Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

CEP: 49030-296

Endereço postal:

Praça Dep. Pedro Barreto de Andrade, nº 75, Conj. A. Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

 Caixa Postal 3825